Last Updated on 11 de agosto de 2024 by brunuslife@gmail.com
O robalo de água salgada não é muito difícil de capturar. Muitos pescadores “famosos” e influenciadores da pesca do robalo querem que você pense o contrário, mas a realidade é que a parte mais difícil do jogo é saber onde colocar sua isca ou isca na frente do robalo faminto. Se você estiver ao alcance de stripers entusiasmados, raramente fará diferença se você estiver usando um gabarito, sombra de plástico macioou isca viva – eles vão comê-lo.
Isso não quer dizer que não haja momentos em que os stripers possam ser inconstantes, mas se você entender como esses peixes se alimentam e usam seu ambiente para caçar, poderá rapidamente se concentrar nas áreas mais prováveis de atingir em qualquer parte da região. Da mesma forma, entender como eles migram pode ajudá-lo a identificar o melhor momento para procurá-los em sua área. Aqui está uma análise básica de todos os elementos-chave que você precisa saber para entrar no caminho certo para o sucesso do striper.

Compreendendo as migrações do Striper
Existem dois tipos de robalo na Costa Leste – migratório e residente. Os peixes migratórios tendem a ser maiores, porém, em qualquer local que tenha robalo residente, é possível encontrar um pesando 15 quilos ou mais em praticamente qualquer época do ano. Os padrões dos grandes migrantes estão em constante mudança, muitos concordariam, devido às alterações climáticas, mas o programa geral é assim.
A maior parte da população migratória de stripers oceânicos passa o inverno no Meio-Atlântico, principalmente na Baía de Chesapeake e se espalhando pela Carolina do Norte. Na primavera, uma porcentagem irá desovar nesta região, mas a maioria começará a nadar para o norte. Grupos de peixes irão então se separar para seus respectivos rios de reprodução, como o DelawareRaritano, Hudson, Connecticut e Tâmisa, para citar alguns. Depois de desovar rio acima em água doce, os stripers voltarão para a baía por um tempo antes de voltarem para o oceano e continuarem para o norte.
Historicamente, esses peixes passavam o verão nas águas mais frias de Massachusetts e Maine. Nos últimos anos, no entanto, as regiões marítimas canadenses e Quebec testemunharam uma explosão de robalos, sugerindo que o aquecimento do clima os está empurrando para o norte. Por outro lado, quando as águas costeiras do norte esfriam no outono, os stripers seguem a costa de volta ao Meio-Atlântico, embora seja raro que muitos acabem no extremo sul de seus tradicionais locais de inverno. Para os pescadores de Delaware a Rhode Island, esta migração sazonal ocorre quando a procura por peixes grandes atinge o pico de abril a junho, e novamente do final de setembro a dezembro.
Os peixes que são desovados a cada primavera permanecem nos rios de água doce e nos sistemas das baías interiores durante anos, criando populações residentes de robalos menores ao longo de toda a sua área de distribuição, que podem ser capturados durante todo o verão. Quando esses robalos atingirem um tamanho maior, eles se juntarão aos peixes migratórios em sua jornada costeira anual.

Habitat de robalo
Os habitats preferidos do robalo costeiro são o que os torna um dos alvos de água salgada mais populares do país. Embora tenham sido documentados peixes marcados nadando a quase 160 quilômetros da costa, os stripers se limitam principalmente às águas costeiras, baías e rios costeiros. Isto torna-os acessíveis a milhares de pescadores e, embora ter um barco seja certamente uma vantagem, não é necessário capturá-los.
Durante a migração, o robalo abraça a costa principalmente porque fornece alimento. De menhaden a lulas, de amêijoas a caranguejos, de minhocas marinhas a camarões, e de anchovas a galeotas, as águas costeiras apresentam uma miscelânea de robalos, que comem uma grande variedade de presas. Isso também aumenta seu status como alvos populares porque significa que podem ser capturados por meio de muitas táticas diferentes.
Stripers são construídos especificamente para ambientes costeiros. Eles podem lidar com fortes correntes de rios e marés e encontrar presas nas ondas mais agitadas, apesar das ondas agitarem a areia e reduzirem a visibilidade. Eles podem ser encontrados vagando por áreas rasas com fundos rochosos e recortados ou navegando preguiçosamente por planícies lamacentas calmas em um sistema de baía. Eles são incríveis caçadores noturnos. Ao contrário de muitas espécies de água salgada, eles usam estruturas como molhes, estacas de pontes e quebram paredes para deitar e emboscar suas presas. Enquanto isso, em águas abertas, eles se unirão como uma matilha de lobos para atacar enormes cardumes de peixes-isca, criando o que é conhecido como “blitz”.
Como as marés afetam o robalo
Excepto quando se visa o robalo em zonas interiores de rios costeiros, compreender como estes peixes utilizam a maré é fundamental para o sucesso da pesca. Por serem tão hábeis em se alimentar da corrente e usá-la em seu benefício, eles tendem a morder melhor dentro de certas janelas de maré, e não faz diferença se você estiver pescando em um cais em um riacho no fundo da baía, ao longo das ondas agitadas. , ou perto da praia em um barco – a água em movimento estimula a alimentação.
O robalo se comporta de maneira semelhante à truta, pois gravita em áreas com corrente mínima, mas onde pode lançar-se em correntes mais pesadas quando um pedaço de comida passa. Esses esconderijos podem ser qualquer coisa, desde uma protuberância arenosa no fundo até uma estaca solitária no cais ou um ponto estreito de terra. Os stripers retêm a corrente de tais estruturas e, quanto mais rápido a corrente se move, mais comida ela carrega para eles. Portanto, a maré baixa – o ponto em que a água não se move – tende a ser um momento morto para pescar. Não é incomum ficar completamente vazio em uma área que você sabe que deveria conter peixes e, de repente, ser atingido em quase todos os lançamentos quando a velocidade da corrente da maré aumenta.
O ponto principal da maré varia de acordo com o local e o cenário, mas como regra geral, a maré vazante é o melhor. Comece a pescar quando a maré estiver alta e continue assim durante as primeiras horas da maré vazante. Observe quanto tempo se passou desde a maré alta quando você começou a pescar, pois os robalos se alimentarão no mesmo ponto da maré diariamente ou até saírem da área.

Equipamento de pesca do robalo listrado
É muito difícil identificar uma vara e molinete “versáteis” para a pesca costeira do robalo. A configuração perfeita depende de três coisas principais: onde você está pescando, o que está lançando e o tamanho médio dos peixes naquela área. Com isso em mente, os pescadores devotos geralmente têm um arsenal de varas e molinetes ajustados para uma variedade de situações. Embora você provavelmente precise montar o kit perfeito para sua área, aqui está um guia geral para se preparar para o baixo.
Stripers de 5 a 10 libras
- Vara: 7 pés, ação média
- Carretel: tamanho 3000
- Linha: trança de 15 ou 20 libras
- Líder: fluorocarbono de 15 libras
Stripers de 10 a 20 libras
- Vara: ação média/pesada de 7 pés (baía/barco), ação média/pesada de 9 pés (surf)
- Carretel: tamanho 5000
- Linha: trança de 20 ou 30 libras
- Líder: fluorocarbono de 20 a 40 libras
Stripers de 20 a 30 libras ou mais
- Vara: 7,5 pés, ação pesada (baía/barco), 10 pés de ação média/pesada (surf)
- Carretel: tamanho 6000
- Linha: trança de 40 ou 50 libras
- Líder: fluorcarbono de 30 a 50 libras
Iscas de pesca do robalo listrado
Stripers atingirão várias iscas diferentes. E, como tudo relacionado a equipamentos neste jogo, a isca adequada para lançar varia de acordo com o local e o tamanho do peixe. Stripers em uma planície lamacenta na baía, por exemplo, podem estar comendo pequenos caranguejos ou iscas de 5 centímetros de comprimento, enquanto grandes “vacas” à beira-mar podem estar comendo menhaden ou cavala de 30 centímetros. Felizmente, as iscas striper mais populares podem ser dimensionadas, o que significa que estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos. Aqui estão alguns dos itens essenciais, independentemente da localização.
Máscaras de natação
Sombras pré-pesadas de plástico macio com cauda de remo funcionam bem em águas profundas ou rasas, pois podem ser enroladas rapidamente ou saltadas ao longo do fundo.
Gabaritos Bucktail
Dependendo da cor, esses gabaritos simples de chumbo com cauda de pêlo de veado podem combinar com qualquer coisa, desde um peixe isca até um camarão e um caranguejo rastejando no fundo.
Poppers
Nada é mais emocionante do que uma mordida de striper na água. Sempre tenha alguns poppers com ganchos fortes à mão.
Iscas metálicas
Colheres e gabaritos de metal lançam uma milha e podem ser pescados de várias maneiras, desde uma recuperação constante até uma subida e descida vibrante durante o jigging.
Plugues de mergulho
Os plugues de plástico rígido com borda de mergulho podem atender a uma grande variedade de espécies de peixes que os stripers desejam e funcionam bem em águas correntes e calmas.
Usando isca para pesca de robalo
Um dos aspectos mais atraentes do robalo são as muitas maneiras como eles se alimentam. Às vezes, eles são altamente predatórios e vorazes, atacando em pontos de emboscada e encurralando as presas. Por outro lado, os peixes que um dia poderiam estar perseguindo cavala podem se comportar como bagres preguiçosos no dia seguinte, sugando forragem morta ou retirando presas lentamente do fundo como um aspirador de pó, gastando o mínimo de energia. Devido à sua disposição de se alimentar dessa maneira, um peixe troféu é tão acessível para um pescador sentado em uma cadeira de gramado e esperando quanto para um pescador que caminha quilômetros e trabalha com iscas agressivamente. Se você preferir essa abordagem mais lenta à pesca striper, considere enviar essas iscas.
Isca Fresca Cortada
Como com pesca de truta, você sempre deseja tentar “combinar com a hachura” do robalo. Pergunte a uma loja de equipamentos local que tipos de isca são predominantes na época. A isca congelada pegará os stripers, sem dúvida, mas a fresca é sempre melhor. Pode ser menhaden, cavala, tainha ou bunker de amendoim – e o tamanho do pedaço que você usa depende do tamanho do peixe que você está almejando. Ao caçar peixes-troféu, os pescadores costumam disparar uma cabeça inteira de menhaden; na baía dos fundos, um “bife” menor cortado de uma tainha fresca é provavelmente uma opção melhor.
Amêijoas
Acredite ou não, o robalo adora amêijoas. Eles vão procurar amêijoas quebradas nas ondas e na baía, sugando a deliciosa carne de dentro. O cheiro de um molusco fresco embebido no fundo será farejado pelos stripers da área em pouco tempo. Apenas certifique-se de usar um fio de isca para manter um molusco com casca no anzol, pois suas entranhas macias fazem com que ele voe durante o lançamento.
Caranguejos
Embora talvez não seja a isca mais comum para stripers, em certos cenários, esses crustáceos superam outras iscas e iscas. Obtê-los, no entanto, pode ser uma tarefa árdua, já que as lojas de iscas na região norte dos stripers normalmente não os vendem. Espécies como caranguejos da areia e caranguejos chita devem ser varridas na praia. Os caranguejos azuis podem ser capturados, mas devem ter tamanho legal para serem colhidos. Os caranguejos verdes podem ser coletados jogando pedras na maré baixa ou em algumas lojas de iscas, principalmente no outono.
Os caranguejos grandes costumam ser cortados ao meio com uma tesoura e embebidos no fundo como qualquer outra isca morta. Os caranguejos pequenos são geralmente levados inteiros com pouco ou nenhum peso em áreas com fluxo de maré mais forte.
Enguias
As enguias vivas são uma das iscas striper mais potentes que existem, mas esteja avisado: elas vão custar caro. Embora muitas lojas de equipamento armazenem enguias durante toda a temporada de striper, elas são difíceis de obter e não são baratas. Assim, quando as lojas precisam revendê-los, o preço deles é ainda maior. Se você desembolsar algumas enguias, prenda-as nos olhos… então espere que não haja nenhuma anchova por perto para cortar suas iscas caras ao meio.
Areia e vermes sanguíneos
Assim como as enguias, a areia viva e os vermes sanguíneos são muito caros. Historicamente, as operações massivas de escavação manual prosperaram no Maine, que fornecia lojas de iscas em todo o país. Hoje, o negócio de vermes está diminuindo, tornando mais difícil para as lojas obtê-los e muito mais caro para você comprá-los. A vantagem, porém, é que o cheiro exalado por essas criaturas feias é praticamente irresistível para um striper.





